Para alterar a sua morada nas finanças, aceda ao site dos Serviços Tributários do Portal da Finanças  (https://www.portaldasfinancas.gov.pt/pt/home.action ).

Atenção, não é possível alterar a morada fiscal no Portal das Finanças, para contribuintes numa das seguintes condições:
– Singulares que possuam Cartão de Cidadão (Estes contribuintes deverão proceder à alteração de morada através do Portal do Cidadão ou em qualquer Local de Atendimento do Cartão de Cidadão);
– Singulares residentes em países terceiros, isto é, singulares não residentes em Estados membros da União Europeia ou na Noruega e Islândia (Estes contribuintes deverão proceder à alteração de morada presencialmente nos Serviços de Finanças);
– Todos os coletivos residentes, bem como os coletivos não residentes (98X), com sede em países terceiros, isto é, coletivos não residentes em Estados membros da União Europeia ou na Noruega e Islândia (Estes contribuintes deverão proceder à alteração da sede junto do Registo Nacional de Pessoas Coletivas – RNPC).

Para os restantes, faça login com o seu número de contribuinte e respectiva Password.

Carregue em “Cidadãos”.alterar_morada_no_portal_das_financas_0
Clique em “Entregar”:
alterar_morada_no_portal_das_financas_1
Carregue em “Pedidos”:

alterar_morada_no_portal_das_financas_2

E por fim, seleciona “Alteração de morada”:
alterar_morada_no_portal_das_financas_3

  1. agostinho manuel franco goncalves says:

    estou a morar no reino unido desde 2006, gostaria de mudar a minha morada , pelo que sei a minha morada continua em portugal , gostaria de trocar de morada para a minha actual morada no reino unido, que devo fazer ?

  2. Nuno says:

    Como toda a gente tem cartão de cidadão, ninguém pode alterar a morada pelo website.

    EM todo o caso, obrigado pela dica, este site das finanaças, é o site mais difícil que alguma vez conheci.
    Eu até sou programador e faço paginas web, mas neste site, fico perdido…

  3. Elisabete says:

    Isto é ridículo. Antes era possível. Agora que resolveram integrar os serviços das finanças com o cartão do cidadão é impossível fazer uma simples alteração de morada. Porque raios tenho de comprar um leitor de cartões quando antes poderia alterar a minha morada no site das finanças? Enfim… Estes sites custam milhares e sao uma vergonha. Em vez de darem aos programadores filhos e amigos dos politicos deveriam dar a pessoas que realmente percebem de UX. É inacreditavel em 2015 estar a fazer um registo no site do cartao do cidadao e nem sequer receber uma msg se o registo foi concluido com sucesso ou nao. Falhar o registo e nao saber qual o campo mal preenchido.. Enfim!! Fico feliz de ter saido de portugal.. Tenho vergonha destas coisas.

  4. Tiago André Alves Gomes says:

    Boa tarde,

    Tenho uma dúvida. Irei fazer mudança para uma casa arrendada em breve. Será para já necessário mudar imediatamente a minha morada fiscal ou ainda terei algum tempo para o fazer ? Estou a perguntar pois por vezes por questões profissionais não tenho disponibilidade para ir pessoalmente fazer estas alterações já tentei pelo portal das finanças e infelizmente não consigo. Alguma sugestão sobre esta situação ? Cumprimentos.

Comments are closed.