EncausticaA Encáustica é uma técnica conhecida e utilizada desde a antiguidade. Para além da parte decorativa a encáustica era também utilizada para rematar e isolar  barcos da época, por ser muito dura e resistente ao sal.

Materiais

Ferro para Encáustica;

Papel para Encáustica;

Papel Manteiga;

Barras de cera para Encáustica.

Como fazer a técnica de Encáutica

1º Passo: Ligue o ferro no mínimo, coloque-o na horizontal e derreta as barras de cera sobre a superfície quente. Pode colocar mais do que uma cor e fazer o jogo de cores que quiser.

Mantenha sempre o ferro na horizontal, enquanto estiver a colocar a cera. Se o ferro não estiver suficientemente quente a cera custa um pouco a derreter e não é tão fluída. Se por outro lado, estiver demasiado quente, poderá fazer com que a cera comece a borbulhar.

2º Passo: Coloque o papel para encáustica em cima de uma folha de papel manteiga. De seguida, vire o ferro e pouse-o levemente sobre o papel para encáustica. Arraste o ferro, tentando não exercer pressão.

Ao não exercer pressão deixa um micro espaço entre o papel e a cera, permitindo movê-la sobre a folha. Comece pela parte superior e trabalhe-a até achar que está como quer. Evite passar muitas vezes com o ferro por cima da cera que já está no papel para que esta não se misture demasiado.

3º Passo: Vá colocando mais cera no ferro, sempre que ache necessário, mas retire primeiro, num papel absorvente o excesso que ficou no fundo do ferro. Trabalhe a cera até ter o papel todo coberto. Uma maneira prática de limpar o fundo do ferro é passá-lo sobre o papel de manteiga.

4º Passo: Quando achar que o seu trabalho está terminado, puxe o lustro com a ajuda de um lenço de papel, esfregando delicadamente.

 

Algumas Técnicas:

Para fazer um monte no seu desenho: Os montes devem ser feitos como se fosse uma onda, movendo o ferro da direita para a esquerda e da esquerda para a direita.

Para fazer ervas: Na ponta do ferro coloque um pouco de cera verde. Pegue na sua folha e pressione levemente o ferro sobre o papel. O resultado é uma folhagem delicada.

Para fazer troncos: Na ponta do ferro coloque um pouco de cera. Coloque o lado da frente do ferro na parte inferior do papel e puxe o ferro para cima. O resultado são troncos finos e delicados. Quanto mais de lado estiver o ferro, mais finos serão os troncos.

Para fazer folhas espalmadas: Para fazer uma folha espalmada e larga, pouse o ferro sobre uma zona onde previamente passou cera, e com movimentos de vai e vem avance para trás.

Para fazer folhas de palmeira: Se preferir fazer folhas de palmeiras, meias curvas e caídas, também pode fazer, só que neste caso, deverá trabalhar apenas com o lado do ferro, em movimentos de vai e vem. Dica: sobreponha estas folhas que ficam muito bonitas.

Para fazer bagas: Coloque um pouco de cera na ponta do ferro e delicadamente pouse e levante a ponta sobre o local onde quer a baga.