horta_verticalSe não tem espaço para criar uma horta tradicional crie uma horta na vertical!

Basta que tenha uma área livre numa das paredes e aí está o local perfeito para criar uma horta.

O ideal é que o local escolhido receba luz solar durante alguma horas por dia.

 

Materiais

Seguindo o princípio da sustentabilidade, poderão ser:

– garrafas de plástico de 2 litros;

– garrafões de plástico de cinco litros;

– tubos usados da PVC;

– vasos pequenos que já não precise.

 

Como fazer

– Corte uma espécie de janela longitudinalmente na garrafa, que será a abertura para a planta;

– Com o auxílio de um prego quente, faça dois furos, um na parte superior e outro na parte inferior, junto das aberturas;

– Será por este espaço que a corda que segura as garrafas irá passar, devendo-se fazer dois nós junto dos furos inferiores para assim segurar este vaso original;

– Fure o fundo das garrafas para permitir o escoamento da água da rega;

– Espalhe uma camada de cascalho e acrescente outra de substrato;

– Finalmente proceda à sementeira ou plantação dos vegetais. Depois, basta prender as garrafas numa parede ou vedação que tenha disponível.

 

Cenouras

As cenouras crescem melhor em locais com alta luminosidade e temperatura amena. As sementes devem ser colocadas num solo fértil, macio e sem pedras, para que as raízes não cresçam tortas. Embora necessitem de uma boa disponibilidade de água, o solo não deve ficar encharcado. A colheita ocorre entre 60 a 120 dias após o plantio.

Agriões

Coloque as sementes com uma distância de 20 cm entre plantas e 25 cm entre linhas, abrindo pequenas covas com a profundidade de 1 cm. O melhor terreno é fértil argiloso, muito húmido e levemente alcalino. A rega deve ser feita diariamente ou até mais do que uma vez ao dia. Cerca de dois meses após o plantio os agriões já podem ser colhidos.

Beldroegas

As beldroegas não são muito exigentes quanto ao tipo de clima, mas preferem solos férteis e com abundância de água. Propagam-se por semente ou por estaca (ramo), em local definitivo, com um espaçamento médio de 15 a 20 cm. Podem ser colhidos 60 dias após plantar.