Stilllife on the beach with sunglasses cocktail in coconut and flip flop

 

A escolha do local, as reservas do hotel ou casa, a lista de coisas que não se pode esquecer, os cuidados com as crianças, a deslocação… tudo isto pode ser uma dor de cabeça!

Encontre várias ideias que o ajudam a organizar as suas férias.

 

Orçamento

Administrar o dinheiro e o tempo em altura de ferias pode gerar complicações. Faça escolhas de acordo com a sua capacidade económica e opte por destinos acessíveis mas que vão ao encontro das suas necessidades de descanso, diversão e tempo passado em família.

É fundamental que defina com  antecedência um orçamento que lhe permita desfrutar das férias sem preocupações desnecessárias.

Uma forma de poupar dinheiro é passar férias com familiares ou amigos. Podem viajar no mesmo carro, se for possível, e dividir o dinheiro da gasolina, das portagens e do aluguer da casa para onde vão.

 

Marcações pela Internet

Hoje em dia, a internet é uma das formas mais práticas de marcar férias ou um simples fim de semana em qualquer ponto do planeta. Para marcar um voo, um hotel ou uma casa é necessário tomar alguns cuidados neste tipo de transações para não comprar gato por lebre. Faça as suas pesquisas em sites, fóruns de opiniões e blogues e leia o que as outras pessoas dizem sobre o local para onde está a pensar viajar, o hotel ou casa que quer alugar.

Alguns sites publicam comentários que lhe podem ser muito úteis. Aproveite para dar uma vista de olhos no Google Maps para saber a localização onde fica hospedado, a distância a que fica do aeroporto, das praias, monumentos…

No caso de compra de bilhetes de avião, verifique se o preço inclui tarifas, impostos, taxas, encargos e o peso da bagagem imposto pela companhia aérea.

 

O que levar nas malas

Tente adaptar o seu guarda roupa em função do destino escolhido. Por isso:

  • Antes de fazer as malas, tenha bem presente para onde vai: praia, montanha, cidade;
  • Faça uma lista para evitar improvisos e não esquecer de objetos indispensáveis;
  • Não leve roupas e sapatos de todo o tipo para ter diversas opções. Leve o vestuário versátil que lhe permita realizar as mais variadas combinações;
  • Leve versões pequenas de champô, gel de banho, creme de barbear, cremes, etc. Poupará espaço e as quantidades serão mais que suficientes;
  • Não se esqueça de levar consigo uma bolsa com medicamentos básicos que poderão ajudar a evitar dores de cabeça, vómitos, pequenos cortes, picadas de insectos;
  • Quando estiver tudo dentro da sua mala, dê uma volta com a mala pela casa para ver se o peso é tolerável. Se for expressivo, já se sabe que vai ter de deixar para trás algumas coisas que não deverão fazer assim tanta falta.

 

As crianças

As férias são o momento ideal para partilhar tempo em família. Mas também é fundamental manter os miúdos ocupados e divertidos. Fique com algumas ideias:

  • Elabore uma agenda com atividades recreativas, desportivas e educativas para que todos os dias sejam divertidos para toda a família;
  • Comunique os seus planos com antecedência. Se alguém não desejar participar terá tempo para arranjar alternativa que agrade a todos;
  • Deixe que cada elemento da família tenha um dia para escolher o menu do pequeno almoço. Talvez se possa deparar com opções menos saudáveis, mas poderá compensar isso na refeição seguinte;
  • As crianças estão de férias, mas os pais também. Por isso nada como dividir tarefas entre todos.