Siga este guia para aprender a capturar uma imagem do ecrã do seu computador (screenshot), a imagem inteira, ou apenas uma pequena parcela que você precise.

Capturar imagem do ecrã inteiro

printscreen_2Pressione a tecla “Print Screen” do teclado do seu computador.

Isso irá capturar uma imagem da tela inteira e copiá-lo para a área de transferência.

Dependendo co teclado do seu computador, o botão  “Print Screen”, pode ter uma das seguintes legendas:  “PrtScn”, “Prnt Scrn”, “Print Scr”, ou algo similar. N

Uma vez clicado o botão a imagem fica automaticamente disponível (sem qualquer confirmação de que foi tirada) na área de transferência, ou seja, pode colar num email, num documento do Word, etc….

 

Capturar apenas parte do ecrã

Nas versões Windows Vista, Windows 7 e Windows 8, está disponível uma útil ferramenta para nos ajudar a capturar imagens apenas de uma parte do ecrã. Chama-se “Ferramenta de Recorte” ou “Snipping Tool”.

 Abrir a “Ferramenta de Recorte”

No Windows Vista e 7, clique no botão Iniciar, seleccione Todos os Programas, Acessórios e seleccione a “Ferramenta de Recorte” da lista.

No Windows 8, clique simultaneamente na tecla de Windows e no “S”. Isto irá abrir uma aba do lado direito onde poderá simplesmente escrever “Ferramenta de Recorte”, e o programa irá surgir como resultado da pesquisa.

Capturar a imagem

Uma vez aberto o programa, basta clicar em “Novo” (a vermelho na imagem), e automaticamente surgirá no seu cera um cruz para seleccionar a parte do ecrã que pretende capturar. Deverá posicionar a cruz num dos cantos do bocado de ecrã que pretende e depois clicar e arrastar o rato até ao canto oposto, largando o rato no final da operação.ferramenta-de_recorte

Aí, a parte de ecrã capturada irá aparecer no programa “Ferramenta de Recorte”, ficando disponível para guardar num ficheiro(botão a verde na imagem), ou copiar para área de transferência (botão a azul na imagem).