janela calafetagem

 

Uma das melhores formas de reduzir as despesas de climatização é calafetar as frinchas à volta das portas e janelas e isolar o forro do telhado.

Apresentamos algumas técnicas de como calafetar as janelas de diferentes caixilhos.

 

Janelas com caixilhos de madeira

Limpe o caixilho da janela e deixar secar.

Em seguida, escolha o material de calafetagem mais indicado. Se utilizar uma junta de espuma adesiva, opte pela de melhor qualidade, caso contrário a fita durará pouco tempo. As juntas de borracha adesivas são mais resistentes do que as de espuma e são aplicadas da mesma forma. Existem ainda juntas de plástico em forma de V, mas a sua aplicação é mais difícil.

Corte a tira com o tamanho desejado e cole na janela de modo que o batente que feche passe primeiro pela beira dobrada.

Embora estas juntas sejam adesivas, se a janela for utilizada com muita frequência, deverá pregar duas ou três tachas para prender melhor.

 

Janela de caixilho de metal

Para impedir que o ar circule pelas frinchas de uma janela com caixilho de metal, deverá usar uma junta adesiva de borracha ou de espuma adesiva.

Corte a tira com o tamanho desejado e comprima sobre o caixilho da janela (e não sobre a janela propriamente dita).

 

Janela com frinchas

Use um vedante de borracha de silicone para tapar as frinchas nas janelas com caixilhos de metal ou madeira. É bastante útil se o caixilho for irregular.

Lave o caixilho e deixe secar. A seguir, aplique o vedante de borracha de silicone ao longo do rebaixo do caixilho com uma pistola. Molhe o caixilho com água e detergente, feche e em seguida volte a abrir, deixe o vedante secar durante cerca de duas horas (ou mais se o tempo estiver frio).

Deste modo, conseguirá obter uma vedação perfeita.

 

Janela de guilhotina

Use barras de escova ou de borracha ara calafetar os batentes verticais de uma janela de guilhotina. Ambos os tipos permitem que a janela deslize facilmente.

Corte o tamanho desejado e aplique com cola ou pregos a barra no lugar. Utilize barras adesivas de escova no ponto em que os caixilhos horizontais se encontram.

Cole do lado exterior do caixilho inferior, de modo a não aparecerem quando a janela estiver aberta.

Use juntas de espuma ou de borracha para vedar as partes superiores e inferiores da janela.